quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Zona de Escalada do Pafarrão


Finalidade do Blog
Este blog tem como finalidade a divulgação da zona de escalada do Pafarrão, nomeadamente a sua localização, vias já equipadas e futuramente as novas aberturas a realizar

Localização

Esta zona está situada entre as povoações do Bairro (concelho de Ourém) e do Pafarrão (concelho de Torres Novas). A falésia está virada para a povoação do Pafarrão e é vizinha de uma antiga pedreira que perto foi explorada. Um veículo todo o terreno pode chegar a cerca de 20 metros das vias, precisamente através do antigo acesso a essa pedreira. Para se chegar junto às vias a referência será o parque de merendas do PNSAC, situado junto à estrada que liga as povoações do Bairro e Pafarrão. Deste parque avista-se do outro lado da estrada um caminho de terra batida, que pode ser percorrido de automóvel, até se encontrar a primeira cortada à direita, que nos levará por outro caminho (em pior estado) à entrada da antiga pedreira, onde se poderão estacionar dois veículos. Um jeep pequeno poderá contornar o bloco que barra a entrada e continuar quase até à falésia onde estão situadas as vias.

Vias e graduações


Até esta data foram equipadas dez vias, dividas em dois sectores, de grau médio/duro, entre 6c e 7c/8a. Os graus ainda carecem de confirmação, mas o pendor desta falésia é para vias de grau duro. Existe ainda alguma possibilidade para se equipar outras tantas vias para além das actuais. Para o aquecimento poderemos fazê-lo no Bloco que nos aparece à entrada das vias ou na 1º parte da via Curva do Cântaro(6c) onde se colocou uma reunião intermédia. Em baixo o croqui das actuais vias .

Sector Triângulo

1 -No 4º é que ela impeça - 7c+

2 -Tudo no sítio - 8?

3 - Gerador manhoso - 7c

4 - Marca a diferença - 8a

5 - Curva do cântaro - 6c (6a até à 1º reunião)

Sector Trapésio

6 - Passe malandro - 7a

7 - Pega a trás de pega - 6c

8 - Era uma vez uma corda -7a

9 - O último Távora - 7c

10 - Dureza na entrada - 7b

Jorge Portugal no bloco da entrada e na Curva do Cântaro

Joel Vieira a ensaiar uma via de grau estimado de 7c

Video da escalada da via "na 4º é que ela impeça" - 7c+ por Joel Vieira

http://br.youtube.com/watch?v=LyXOyyYs3pc


1 comentário:

Unknown disse...

é virado a sul a falésia?